Desportiva


Massagem Desportiva – Alongamentos




A massagem chamada desportiva, aplicada em pessoas saudáveis,  actua na prevenção de enfermidades e de outros efeitos colaterais causados pelo estresse do dia-a-dia. Caracteriza-se pelo facto de transmitir ao corpo certa quantidade de energia que determina reações especiais e benefícios à saúde. É possível afirmar sem perigo de errar, que a aplicação da massagem, no aperfeiçoamento e conservação da saúde e bem-estar físico, é muito mais importante do que todo o vasto campo da massagem médica.

A massagem desportiva profunda é realizada em todo o corpo, com ajuda de cremes,  é capaz de tonificá-lo por dois ou três dias, e é muito indicada para lesões musculares causadas pelo desporto.  Actua na melhoria da circulação sanguínea, abrange todo o metabolismo, diminuindo a fadiga. Esta massagem propicia uma sensação de bem-estar e previne dores que podem vir a acarretar problemas físicos. Também auxilia na "retirada de água" dos tecidos musculares, pois quanto mais líquido contiverem, mais difícil será a execução de movimentos. Com a massagem, a pele limpa, sem obstruções, torna-se mais porosa e permeável à eliminação da transpiração. Geralmente, as sessões duram, em média, uma hora.

Os alongamentos efectuados no decurso da massagem desportiva também são indicados antes do treino ou da competição, por estimularem a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo. Aumentam a circulação e ajudam decisivamente a eliminar toxinas como o ácido lático que se acumula nos músculos depois da prática de exercícios, e que frequentemente provocam a sensação de dor muscular nas horas ou dias seguintes ao esforço.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.